Saimos do acampamento nas proximidades do ribeirão Dantas às 08:30h. seguindo em direção a Luiz Alves. Quanto mais descemos o rio mais assoreado o encontramos. Se mantém a ausência total de animais, muito embora se possa observar rastros de Antas, Raposas, Capivaras, Onças...

O tempo se mantém estável, com sol forte e céu quase sem núvens. Nessa quinta-feira o vento se apresentou com bastante intensidade e cruzamos o local conhecido como Remansão com o Araguaia bastante "embanzeirado".

Logo após passamos pela Fazenda Montaria e pela "boca" do lago de mesmo nome. A fazenda foi uma das locações utilizadas pela Rede Globo em sua recente novela "Araguaia". A nota curiosa são as três enormes placas com os dizeres "Proibida a Entrada", todas orientadas para o rio.

Mais abaixo, passamos pela confluência do rio Crixás-açú, onde se pode notar a ocupação das margens por construções e ranchos, de ribeirinhos e veranistas.

Do remansão para baixo voltamos a observar grande movimentação de canoas, na maior parte, orientadas para a pesca.

Passamos pela ilha do baianinho, logo após pela ilha do Castor e a barra do ribeirão São Domingos. Por volta de 12:00 chegamos a Luiz Alves. Nessa localidade goiana fomos recebidos no Hotel Beira Rio, onde o solícito Sr.Vieira, o gerente do Hotel, nos facilitou acesso a Internet e propiciou suporte para o retorno do companheiro Maximiliano a Goiânia, via São Miguel do Araguaia. Almoçamos em um restaurante da localidade, reabastecemos combustível e por volta de 16:00 horas retomamos a viagem.

Passamos pela praia do Gorgulho e atingimos a entrada do lago do Brito, onde às 17:00 paramos em uma praia e armamos o acampamento para o pernoite.

 

Veja imagens relativas ao quarto dia da viagem.