Deixamos o acampamento na entrada do lago do Brito às 10:30h. e iniciamos a navegação neste que é o quinto dia de jornada. Viagem tranquila até aqui, sem nenhum incidente digno de nota.

Por volta de 11:00h. atingimos a entrada do lago da Piratinga e passamos pelas Pousadas Primo Adão e Hotel Fazenda Roda D'água. Um pouco mais abaixo, passamos pela entrada do lago do Varal, que dá acesso ao famoso Lagoão, um dos mais belos lagos do médio Araguaia.

Em torno de 12:30h. estávamos próximo ao condomínio conhecido como Barreira da Benvinda. Esse condomínio foi inicialmente criado por pessoas originárias de Anápolis, Goiás, e hoje é considerado uma ilha de luxo e conforto nas beiras do Araguaia. Teria sido uma resultante das incursões de pesca do pioneiro Fio Velasco, e outras personalidades da época.

Logo abaixo, fizemos parada na base do Ibama/ICMBio,onde o José Olegário fez contato com o responsável no momento, Sr Paulo, ocasião em que discorreu sobre problemas do rio já constatados, a Expedição e seus propõsitos, para os presentes, um grupo de umas sete pessoas.

Prosseguindo mais um pouco, paramos em uma agradável sombra no lado matogrossense para preparar o almoço. Uma vez alimentados, tocamos em frente...

Passamos em frente a Pousada Fio Velasco, Pousada Asa Branca II e chegamos à barra do braço menor do Araguaia, o Javaés, no ponto em que se inicia a ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo.

O braço de rio encontra-se seco, cortado, o que vem ocorrendo nos últimos dez anos ou mais.

Na sequência, passamos pela Pousada Wilson Ribeiro, cruzamos as entradas do lago da Goiaba, lago do Capim e lago Comprido. Mais abaixo, passamos pelo lugar conhecido por Volta Grande, onde o rio faz um giro de 180 graus, formando uma paisagem de rara beleza. Acampamos em uma praia extensa, logo abaixo de um "furo" à esquerda, hoje já seco ("cortado" pela baixa do rio).

Nesse acampamento, Paladini, que aprecia bastante pescar nessas paradas, tentou mas inusitamente desistiu; a Piranha não deixava a isca nem chegar ao fundo de areia.

Isto resume este quinto dia de viagem.

 

Veja imagens relativas ao qunto dia da viagem.