Deixamos o acampamento abaixo do Caracol às 09:10h. de uma manhã ensolarada, com céu claro e limpo, digna de um domingo. Cedo, tivemos um pequeno incidente sem maiores consequências; um colchão, desses infláveis, foi arremesado ao rio pelo vento intenso das primeiras horas do dia. O Ivo rapidamente pulou na canoa e foi, junto com o José Olegário buscar, já a uns bons cinquenta metros de onde estávamos.

Prosseguimos na descida do rio, que nessa parte da viagem é inteiramente livre de ocupação humana. Existem uma ou outra fazenda isolada, mas é muito raro ver gente. O Araguaia abaixo da confluência com o Cristalino é largo e selvagem

Em 2002 tive a oportunidade de viajar esse trecho do Araguaia, de Luiz Alves até a confluência com o rio das Mortes. Isto permite ter uma idéia do quanto o rio se modificou ao longo desse tempo. Referências que me eram familiares, hoje estão irreconhecíveis. Barreira de São Pedro, Fazenda Nova Kenia, barreira de Pedra... A maior parte não me foi possível identificar... as praias e barreiras tombadas dominam a paisagem.

Nesse domingo almoçamos com o barco em movimento; viajando. Olegário preparou a Bargada que Paladini havia pego na véspera, um almoço que combinou com o domingo. Por volta das 15:00h. o calor era tanto que o José Olegário decidiu fazer uma parada em uma praia, para banharmos, atenuando um pouco a fadiga resultante da exposição ao sol intenso.

Paramos para acampar um pouco mais cedo, em uma ponta de ilha, eram próximo a 17:00h. Armamos as barracas, ajeitamos tudo e fomos pegar alguma isca, peixinhos, junto à margem matogrossense. Já escurecendo, voltamos para o acampamento, bem em frente, onde o Ivo começou a cuidar do jantar e eu e o Paladini nos dedicamos a tentar fisgar algum peixe. Nada. Nem Piranha mexia com a isca... os peixes pareciam estar fazendo alguma espécie de jejum, ou estão sumindo mesmo...

Logo após o jantar, estávamos pescando e conversando quando o Olegário e o Ivo ouviram o esturro de uma Onça. O bicho parecia estar do lado do Mato Grosso, algo próximo da beira do rio, na mata em frente ao acampamento.

Esturrou uma, duas, três vezes e silenciou. Por via de dúvidas, fizemos uma fogueira... mais tarde, nos recolhemos para dormir.

 

Veja imagens relativas ao sétimo dia da viagem.