Saimos do acampamento abaixo de Santa Izabel às 07:50h de uma manhã bonita de sábado.

Seguimos firmes, rumo a Araguatins, TO, já próximo a confluência do Araguaia com o Tocantins. A paisagem mais uma vez se modifica, mostrando morros medianos bem junto ao rio e serras à meia distância, no lado paraense. O vento se mantém um tanto forte, causando o fenômeno do banzeiro ao longo de toda a manhã e início da tarde. Por volta de 12:30 paramos para almoçar, encostando em uma barranca ensombreada, no lado do Pará.

Prosseguimos firme, enfrentando a agitação das águas do Araguaia e logo à frente passamos pela localidade de Palestina, onde um número bastante grande de ranchos de palha, na praia fronteira, chamava a atenção.

Prosseguimos e mais à frente passamos uma extensa ponte rodoviária, a segunda a cruzar o Araguaia, desde que deixamos Aruanã.

Logo após, avistamos Araguatins, na margem direita, Estado do Tocantins. Paramos no porto, bem construído e formando uma barreira pintada de branco, em concreto. Abastecemos combustível e logo após tocamos em frente, rumo a Marabá. O GPS informa uma distância de 110km em linha reta.

Prosseguimos, desenvolvendo boa velocidade e por volta de 16 horas chegamos a um trecho de pedras, com algumas corredeiras. Aí a coisa complicou um bocado. Não sabíamos por onde passar ao certo e nosso piloto, o Chicão, achou melhor não arriscar descer por onde alguns pescadores informaram ser o caminho, devido ao peso da canoa. Fomos pelo caminho da tentativa, tipo acerto e erro. Terminamos gastanto mais de duas horas para vencer o obstáculo. Pedras, rasuras, empurra barco, tira barco de cima das pedras, até conseguir sair, um tanto exaustos, em rio franco novamente. Eram horas de achar um local para acampar, o que fizemos já com o céu escurecendo, quase 18:40h.

Armamos nossas barracas, jantamos a "bóia" que nosso prestativo piloto preparou, tentamos pescar um peixe, sem sucesso... e fomos dormir, planejando sair bem cedo amanhã, domingo.

O Olegário acha possível chegar a Marabá pela tarde do domingo, se tudo correr bem, encerrando a Expedição. Disto, este pode ter sido nosso último acampamento de pernoite, ainda no Araguaia.

 

Veja imagens relativas ao vigésimo dia da viagem.