Ontem, sábado, 13 de agosto, reunimos a equipe de participantes na propriedade do José Olegário, em Aruanã, já nos preparativos finais para a partida, amanhã cedo (15/8) conforme previsto.

A reunião inicial foi no restaurante ponto de apoio da linha regular de onibus entre S.Miguel e Goiânia, em Faina, quando este "escriba" que ora vos fala foi o último a juntar-se ao grupo. Almoçamos e de lá seguimos para Aruanã, onde chegamos por volta de 14:00h.

Ainda no sábado, visitamos o Cacique Raul Karajá, da Aldeia Buridina, de Aruanã, que gentilmente nos acolheu em sua residência, onde discorreu sobre aspectos gerais da cultura Karajá e sua relação com o rio Araguaia, inclusive abordando a preocupante questão da perda dos valores culturais em decorrência da convivência dos índios mais jovens com os Toris, o homem branco.

A íntegra da entrevista informal do Cacique constitui o primeiro arquivo de som gravado pela Expedição Amazônia nas beiras do rio Araguaia.

Visitamos, ainda no sábado, a Pousada Acauã, onde tivemos o prazer de um bom bate-papo com a Proprietária, Thereza Beatriz, que nos contou um pouco sobre a evolução do turismo em Aruanã.

Para hoje, domingo, está prevista uma série de ajustes finais no equipamento, possivelmente uma visita ao Secretário de Turismo e o carregamento da canoa, para a partida, amanhã, Segunda-feira, cedo.

Está começando a grande aventura de viajar o Araguaia, em canoa, de Aruanã a Marabá. A primeira viagem da Expedição Amazônia.

 

Veja imagens relativas a Aruanã.